fsmsss.org (16).png

O Observatório de Conflitualidades em Políticas Sociais e Ambientais na América Latina e Caribe tem como escopo captar, observar e analisar sistematicamente conflitos políticos socioambientais que ocorram entre a sociedade civil e o Estado ou outro setor, focalizando em litígios que tenham como objeto direitos sociais, aqui entendidos de forma ampla, tendo como marco referencial a Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento de 1986.

Atualmente, este Observatório está em fase de implementação, e contará com quinze núcleos principais de alimentação, dez nas macrorregiões da América Latina e Caribe e outros cinco nas macrorregiões brasileiras. Acompanhe as atividades do Observatório, lançado em 15 de dezembro de 2021 - entre em contato!

Acesse aqui a gravação de nosso lançamento para melhor compreensão do escopo do Observatório, assim como verificar todo o apoio de movimentos sociais, organizações e instituições que temos até o momento.

Cópia de origami (Post para Instagram) (1).png
Cópia de origami (Post para Instagram) (4).png

Caso tenha interesse em participar como pesquisador ou curador voluntário, acesse o edital de fluxo contínuo aqui e entre em contato. Caso sua organização queira se tornar um núcleo-parceiro do Observatório, entre em contato.

Observatorio_Direitos_Humanos_horizintal_box-1024x339.jpeg

O Observatório dos Direitos Humanos na Atenção às Urgências em Saúde e no Acesso Hospitalar é uma iniciativa de nossa entidade-irmã, a Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE), atuando como instrumento de monitoramento do estado da atenção às urgências e do acesso hospitalar no Brasil. Através dos dados coletados e análise das violações sistêmicas e massivas registradas, busca-se incidir na política de saúde, dando visibilidade às violações de direitos cometidas no cotidiano dos serviços e evidenciando fatores e medidas que protegem os direitos na produção do cuidado em saúde.

O Observatório tem como propósito final ser um potente aliado da participação social em saúde e contribuir para a garantia do direito à saúde e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para saber mais sobre este Observatório, acesse https://rbce.com.br/observatorio/.